segunda-feira, 14 de julho de 2014

Mitologia Egípcia

Olá, amigos.

Hoje eu queria que nós voltarzimos a 5 mil anos atrás, lá na época do Egito.
Gostaria de falar um pouco sobre a mitologia egípcia, principalmente do julgamento final.

Hoje eu vou falar como funcionava o Juízo Final na visão da Mitologia egípcia.

O deus Anubis, esse deus com cabeça de chacau, conduz a pessoa para o julgamento final.


deus Anubis

O julgamento funciona assim: o deus Anubis coloca em uma balança a pena da justiça da deusa Maat.

deusa Maat


O deus Thot, esse deus com cabeça de Ibis, faz anotações sobre da vida do individuo. Tudo que ele fez durante a vida, seja de bom ou de ruim deve ser pesado no tribunal do deus Osiris, o deus dos mortos.


deus Thot

Então num dos pratos da balança Anubis coloca o coração do individuo, e no outro coloca a pena da deusa da justiça. Então um questionário era feito, perguntando se ele havia roubado, havia matado. Evidentemente ele tinha que falar que não, senão ele seria condenado porque quando o coração pesava mais que a pena aquela pessoa era condenada.

Julgamento Final

 E quem era responsável pela condenação era o deus Ammit, um deus com formato de crocodilo. Quando a pessoa era condenada esse deus devora aquele condenado.

deus Ammit

 A pessoa tinha que ser sincera na hora do julgamento, senão o seu coração iria falar a verdade e então iria pesar na balança.

Se o individuo não fosse condenado então ele era conduzido para a sala do trono do deus Osiris para então receber seu galardão.

deus Osíris

Então no julgamento final na visão egípcia, para ser salvo você teria ter um coração puro.

Mas os egípcios encontraram um jeito de “burlar” o julgamento. No lugar do coração da pessoa, eles colocavam um escaravelho de pedra, que era um besouro sagrado dos egípcios.

Escaravelho de pedra

Então na hora do juízo o deus Anubis iria colocar o escaravelho na balança no lugar do coração da pessoa, e na hora do questionário ele podia falar o que for, porque o seu coração de pedra nunca iria o desmentir. Esse escaravelho de pedra, o seu coração de pedra era o passaporte, a certeza da salvação dos egípcios.

Deus sabia que o seu povo tinha essa cultura egípcia na mente, por isso ele disse:

“Darei a eles um coração não dividido e porei um novo espírito dentro deles; retirarei deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.  Ezequiel 11:19

Por isso que Deus falou que ia tirar o nosso coração de pedra e no lugar dele colocaria um coração de carne, um coração puro e verdadeiro. Porque pra nós hoje não precisamos de um coração de pedra, um besouro para garantir a nossa salvação, nós temos a Cristo que já garantiu a nossa salvação lá na cruz.

Hoje Deus, o nosso Salvador, diz a cada um de nós:

“Mas agora assim diz o Senhor, aquele que o criou, ó Jacó, aquele que o formou, ó Israel: "Não tema, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; você é meu.”   Isaías 43:1


Nenhum comentário:

Postar um comentário